Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Contas dos partidos: PS e PCP campeões das irregularidades

  • 333

NO VERMELHO. Para o Tribunal Constitucional, socialistas e comunistas lideram o ranking das irregularidades nas contas de 2011

FOTOS RICARDO MEIRELES E TIAGO MIRANDA

Constitucional analisou as contas anuais de 2011 dos partidos e concluiu que apenas seis cumpriram a lei (e dos que têm assento em São Bento, só o BE o fez). PS e PCP (com sete cada) são os campeões das irregularidades, em que a mais enraizada é o uso de receitas dos grupos parlamentares pelas direções dos partidos. As sanções, na maioria dos casos coimas, só serão aplicadas mais tarde

O uso pelos partidos de subvenções atribuídas aos respetivos grupos parlamentares (tanto na Assembleia da República como nos parlamentos das regiões autónomas) continua a ser o nó górdio das irregularidades detetadas pelo Tribunal Constitucional (TC), segundo a análise das contas anuais de 2011 das diversas forças políticas.

O acórdão do TC, ao qual o Expresso teve acesso na parte decisória, terá sido já enviado a todos os partidos e respetivos responsáveis financeiros.

Das 18 forças políticas que em 2011 apresentaram a sua contabilidade, os juízes conselheiros do TC concluíram que dois terços (ou seja, uma dúzia) cometeram irregularidades. São elas:

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)