Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Quando o aluno supera o professor: Manuel Sérgio explica o sucesso de Rui Vitória

  • 333

CAMPEÃO. Começou mal mas acabou bem: Rui Vitória conquistou domingo o primeiro título pelo Benfica

ANTÓNIO COTRIM / LUSA

Manuel Sérgio foi professor de Rui Vitória (e de José Mourinho, entre outros treinadores) na Faculdade de Motricidade Humana e escreve sobre o ex-pupilo, “um treinador de indiscutível talento e de uma íntima sofreguidão em relação ao mais e melhor saber”

Manuel Sérgio

A “Arte da Guerra” nos êxitos do treinador Rui Vitória

O ser humano é racional, com virtualidades críticas e analíticas que, através do conhecimento, se desenvolvem. Cito de cor (e dele faço uma tradução livre) o célebre pensamento de Pascal: “O homem não passa de um caniço, mas de um caniço pensante. Uma coisa simples pode matá-lo. No entanto, mesmo que o universo o esmague, o homem será sempre mais nobre do que ele: porque sabe porque morre e o universo não sabe porque o mata”.

Outros aspetos se têm assinalado como específicos do ser humano, como os desejos, os sentimentos, as paixões, a vontade mas, porque não apresentam um caráter de objetividade, porque não podem matematizar-se, a sua cientificidade injustamente nunca reconhecida, com dificuldade.

para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)