Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

E se balança comercial portuguesa fosse uma música, qual seria? E as dos outros países?

  • 333

CONTENTORES “A carga metida nos contentores”, assim começa a música dos Xutos e Pontapés, que ilustra o comportamento das exportações portuguesas

paulo petronilho

Nos próximos dois anos, as exportações portuguesas deverão aumentar €7,2 mil milhões, enquanto as importações deverão somar mais €5,8 mil milhões, segundo um estudo da Euler Hermes/Cosec. Se as balanças comerciais das economias europeias fossem a concurso da Eurovisão, quem seriam as ganhadoras?

No próximo sábado à noite, irá para o ar, a partir das 20 horas, na RTP1, mais uma final do Festival Eurovisão da Canção, este ano a partir de Estocolmo, Suécia. Como tem acontecido amiúde nos últimos anos, Portugal não marcará presença neste evento, que já foi um dos acontecimentos culturais e televisivos mais seguidos pela população portuguesa. No entanto, espera-se que a comunidade de fãs — que entoa com orgulhoso conhecimento as músicas vencedoras e sabe de cor o ano em que os suecos Abba ganharam o concurso com “Waterloo” (já agora, para os leigos da Eurovisão, foi em 1974) ou o nome da canção que Tonicha levou a Dublin em 1971 (se não sabe, foi “Menina do Alto da Serra”) — siga religiosamente a transmissão em direto, na qual estarão presentes 16 países e que terá como momento alto a atuação do norte-americano Justin Timberlake.

E, agora, pergunta o leitor, o que é que isto tem a ver com as exportações? Nada, na verdade. Mas no jogo das compras e vendas dos países, até se descobrem semelhanças com o famoso sistema de pontuação da Eurovisão. Quem não se lembra do momento alto da noite, quando os países a concurso começam a votar uns nos outros? “Portugal, three points; Portugal, trois points”, com os respetivos sotaques em inglês e francês.

para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)