Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

A vida extraordinária do português atraído pelos olhos dos animais

  • 333

REALIZAÇÃO. Rui Oliveira dedica-se à oftalmologia veterinária há 14 anos. Tanto vê olhos de cães e gatos, como de pandas e linces

d.r.

Vive mais de metade do tempo fora de Portugal, entre voos e aventuras que ligam Lisboa, Hong Kong, Derby Shire ou Dubai. Tanto observa olhos de cães e gatos como de tucanos, focas ou pandas gigantes. E não é de estranhar que alguém lhe entre clínica adentro com uma chita pela trela ou uma píton, algures nesse mundo. A vida extraordinária do veterinário Rui Oliveira

Carla Tomás

Carla Tomás

Jornalista

Rui Oliveira é um veterinário do mundo, no mundo dos animais de cujos olhos cuida. O português especialista em oftalmologia tanto opera cataratas, descolamentos de retina ou glaucomas em cães, gatos ou cavalos, como em espécies mais raras como linces ibéricos, tucanos, focas ou pandas. E fá-lo em Portugal, em Inglaterra, nos Emirados Árabes Unidos ou na China.

Diz que passa a vida a “fazer piscinas ... algumas de longo curso”. Certo é que vive mais de metade do tempo fora de Portugal. No dia em que falou com o Expresso, numa das clínicas em que colabora no centro de Lisboa, tinha chegado de Inglaterra pela manhã e preparava-se para levantar voo ao final da tarde para o Dubai, onde vai todos os meses.

para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)

  • A veterinária solidária que cobra pouco a quem tem pouco

    Sandra Cardoso é uma pioneira na defesa da causa animal. Há seis meses abriu o primeiro hospital veterinário solidário do país, no Lumiar, em Lisboa. Uma espécie de “segurança social” para quem tem bichos de estimação mas não tem como pagar as despesas elevadas da saúde dos mesmos. À frente da associação SOS Animal, Sandra foi o rosto num programa de televisão na SIC que acompanhava os resgates de animais abandonados e maltratados. Cães, gatos e até uma vaca, a Carlota Marília, que foi encontrada num terreno baldio, a definhar, e acabou por ser adotada por uma família que a tem como animal de estimação. Sandra não quer salvar o mundo, quer antes consciencializar as pessoas de que os animais não são coisas mas seres vivos com direitos. Vegan convicta, tem como refúgio a casa no Guincho, a poucos metros do mar, na companhia do marido e de oito animais resgatados: cinco cães, dois gatos e... uma porca – a Olívia – que é lavada com o seu gel de banho e que aos serões vê televisão com ela no sofá da sala. Esta é a história desta semana do podcast “A Beleza das Pequenas Coisas”

  • O patinador que quer ser veterinário

    Paulo Santos está entre os três melhores patinadores do mundo, mas as imensas horas de treino não o afastam do curso de Medicina Veterinária. Com espírito de sacrifício e o apoio de colegas e professores, já vai no 3.º ano.