Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Próteses que são obras de arte

  • 333

JO-JO CRANFIELD. Esta estudante e atleta, de 22 anos, nasceu sem a mão e parte do braço esquerdo. “A sociedade dita o que é normal. Mas o que é normal? Eu gosto de ser diferente. Olho para a minha prótese como um acessório, que uso com orgulho.” Na foto, com o “braço cobra” criado por Sophie de Oliveira Barata

FOTO ROSEMARY WILLIAMS

Filha de um português, Sophie de Oliveira Barata cria próteses de abrir a boca de espanto. São feitas a pensar em clientes que, ao invés de esconderem a deficiência, querem, antes, afirmar a sua diferença. Esta reportagem foi publicada originalmente na revista do Expresso de 18 de janeiro de 2014

Paulo Anunciação

Paulo Anunciação

em Londres

Correspondente em Londres

Numa das paredes do estúdio bem iluminado de Sophie de Oliveira Barata, no bairro de Harlesden, em Londres, amontoam-se os moldes de gesso com vários pés, mãos e braços em tamanho real. Num canto, uma perna com uma cobertura ultrarrealista feita de silicone e completada com unhas, sinais e veias.

Numa das paredes brancas estão próteses bem mais futuristas: um braço com uma cobra enrodilhada, uma perna que parece um robô metálico com gavetas, gadgets, luzes e lasers, outras com materiais tão inesperados como vidro, madeira ou cristal.

para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS eandroid - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)

  • Criança vai receber mão biónica (vídeo)

    Criança de 7 anos vai ter uma mão artificial que promete mudar-lhe a vida. A prótese vai ser comprada com o dinheiro de uma campanha de recolha de tampas de plástico e com um donativo.

  • Pedro Cavadas, autor do primeiro transplante de antebraços e mãos, explica que as amputações de membros inferiores não são habitualmente alvo de reimplantes, porque habitualmente "o resultado é pior que o recurso a prótese".