Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Mas quem é este homem que está a mudar a forma como compramos carros?

  • 333

MUSK. Já o comparam a Steve Jobs, pelo feeling disruptivo e pela capacidade de mobilizar irracionalmente as massas em torno de um produto

FOTO NTB SCANPIX / HEIKO JUNGE / VIA REUTERS

O dono da Tesla e da Space X, Elon Musk, é o novo ícone dos “techies”, os fãs de tecnologia que em 2007/08 sonhavam com o novo iPhone e hoje pagam 1000 dólares (885 euros) adiantados para ter um novo carro elétrico que só chega no final de 2017. Será Musk, que está a mudar a forma como compramos carros, o novo Steve Jobs? “Ele não é o próximo Steve Jobs. Ele vai muito além e é muito melhor”

A União Soviética tinha colapsado. Na luta pela sobrevivência, Moscovo chegou a vender reatores nucleares aos Estados Unidos, que compravam tudo o que podiam para evitar que a tecnologia chegasse às mãos de grupos terroristas. Elon Musk quis aproveitar os saldos e chegou à capital russa para saber o preço dos mísseis balísticos intercontinentais, que poderiam servir de base para os foguetões da sua futura companhia aerospacial.

Múltiplas reuniões depois, os russos informariam que cada míssil custaria 21 milhões, o triplo do preço inicial. O negócio foi por água abaixo. No regresso a casa, Musk trabalhava no portátil enquanto os engenheiros Adeo Ressi e Jim Cantrel, amigos e parceiros de negócio, procuravam descansar. A meio da viagem, ele acordou-os: “Pessoal, acho que podemos construir o nosso foguetão. Não precisamos destes tipos para nada”.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)