Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

“Sim, sim, é geringonça mas funciona”

  • 333

josé carlos carvalho

Desta vez, as perguntas de Catarina Martins não incomodaram António Costa. Até trocaram amenidades. Jerónimo deu as deixas para o PM brilhar. Passos saiu a meio do debate. Cristas fez perguntas direcionadas. Não houve “papões” que atormentassem o passeio do primeiro-ministro no debate quinzenal

Filipe Santos Costa

Filipe Santos Costa

Texto

Jornalista da secção Política

José Carlos Carvalho

José Carlos Carvalho

Fotos

Fotojornalista

Que muita coisa mudou com a chegada de António Costa ao poder apoiado nos acordos com o PCP e o BE, já se sabe. Menos notado é que uma das alterações mais curiosas foi a mudança de eixo nos debates quinzenais. Diz a tradição que estes debates costumam aquecer no diálogo entre o primeiro-ministro e a oposição; o(s) partido(s) do Governo limita-se a fazer figura de corpo presente, seja fazendo eco do que diz o governo ou dando as deixas para uma qualquer mensagem que o Governo quer passar (o líder parlamentar do PS, Carlos César, já nem se dá ao trabalho de disfarçar e nem faz perguntas – limita-se a fazer intervenções).

Mas isso era dantes. Isso era no tempo em que qualquer pessoa percebia quem era governo e quem era oposição. Ó tempos simples!

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)