Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Dia D de DBRS (ou como é importante estarmos otimistas)

  • 333

reuters

Esta sexta-feira, ao final da tarde, é dia da agência canadiana de notação DBRS emitir a sua apreciação sobre o rating da dívida portuguesa. Como é a única a considerar que as obrigações do Tesouro ainda não são “lixo financeiro”, qualquer mexida para pior provocará stresse no mercado da dívida e desencadeará uma nova situação de crise para Portugal

A sigla DBRS - Dominion Bond Rating Service - tornou-se ultimamente famosa em Portugal. Esta sexta-feira, depois do fecho dos mercados financeiros na Europa, a agência canadiana de notação publicará um comunicado sobre a sua apreciação da notação da dívida portuguesa de longo prazo.

E das duas, uma: ou deixa tudo na mesma, como já o fez a 13 de novembro do ano passado, ou altera a notação da dívida portuguesa.

Se nada for mexido, não haverá stresse sobre os juros das Obrigações do Tesouro no mercado secundário, o prémio de risco ou mesmo o custo dos contratos contra o risco de bancarrota (que dão pelo nome técnico de credit default swaps, CDS na sigla).

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)