Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Rui Bento. O Sporting campeão, o João de “outro mundo” e o negócio que não se fez à mesa de jantar

  • 333

SAI DA FRENTE, PÁ. Rui Bento esteve no Sporting entre 2001/02 e 2003/04

João Carlos Santos

Já lá vão 14 anos desde a última vez que o Sporting foi campeão, com uma “grande equipa” que tinha Rui Bento no meio campo. Hoje, Bento é treinador e destaca “um jogador do outro mundo” no plantel atual do Sporting: João Mário

Este Sporting é parecido ao Sporting que foi campeão em 2001/02?
Vamos lá ver, são realidades distintas, porque o futebol está muito diferente hoje em dia. A única coisa que se mantém igual é a grandeza do Sporting. O que posso dizer da nossa equipa daquela altura é que era mesmo muito forte, com jogadores muito experientes. É verdade que não tivemos um percurso linear no campeonato, não começámos muito bem, mas depois quando chegámos ao 1º lugar mantivemos até ao fim.

Falta experiência no balneário do FC Porto?
Como dizia, hoje em dia temos de perceber que é tudo diferente. As equipas têm jogadores muito mais novos, ainda a começar o seu percurso, e os grandes clubes europeus vêm rapidamente buscar quem se destaca mais - e os jogadores também olham pela vida deles. Mas verdade é que os jogadores com muitos jogos de 1ª liga nas pernas fazem diferença, como fizeram na nossa altura. A experiência é fundamental. Às vezes nem quer dizer que se tenha mais qualidade, mas que se aguenta bem a pressão dos grandes jogos.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)

  • Chainho tem a solução para o problema portista: flores

    Sábado há clássico no Dragão e, apesar de o FC Porto já não poder sair do 3º lugar, ainda pode mexer com a luta pelo título, caso vença o Sporting. Perguntámos a um pentacampeão como se lida com a falta de vitórias num clube habituado a ganhar. É o primeiro de um conjunto de quatro artigos que o Expresso Diário vai lançar esta semana a propósito do clássico que aí vem