Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Despencou

  • 333

ilustração Tiago pereira santos

Afastar Dilma da presidência cria mais problemas do que aqueles que resolve. Processo de destituição foi votado no parlamento e ascende ao Senado brasileiro

Tal como nas sociedades primitivas, o Brasil moderno parece querer à força sacrificar um bode expiatório para esconjurar os desfavores dos deuses. Estes, de resto, parecem de costas voltadas para os países emergentes, os famosos BRIC, ontem motores da economia mundial, hoje (com excepção da Índia) a braços com problemas económicos complicados.

É, antes de mais, por causa da regressão económica, do regresso da inflação e da estagnação dos rendimentos que muitos milhares de brasileiros se têm manifestado nas ruas. Misturam o real com o simbólico ao associar a presidente Dilma à corrupção, nomeadamente à constelação de escândalos a que nos habituámos a chamar Operação Lava Jato.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)