Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

O próximo CEO milionário constrói na garagem carros que se conduzem sozinhos

  • 333

É ISTO O FUTURO? O carro é que nos leva, nós vamos virados uns para os outros. Modelo da Mercedes

d.r.

Primeiro um computador da IBM venceu o campeão de xadrez Gary Kasparov e as pessoas pensaram que a ficção científica era menos ficcional do que parecia. A seguir um computador da Google bateu o campeão mundial do jogo Go e o mundo espantou-se. Agora é a vez de o novo guru da inteligência artificial vir dizer que construiu na sua garagem um carro que se consegue conduzir sozinho. Fomos perceber se o futuro nos está a bater à porta ou se é cedo para deixar de tirar a carta

Vou ser o próximo CEO milionário”, anuncia George Hotz por entre risos, enquanto explica porque é que se tornou tão famoso num curto espaço de tempo. A verdade é que Hotz reúne aqueles ingredientes essenciais para quem ambiciona deixar uma marca através do seu esforço: desenvolveu o seu trabalho numa garagem modesta, tem autoconfiança para dar e vender e, o mais importante, é um inovador que pode estar à frente do seu tempo.

Não só ele acha que está mesmo como também pensa que as grandes empresas não conseguem acompanhar o ritmo da inovação: Hotz construiu, com os seus próprios recursos (incluindo câmaras de 13 dólares), um carro “99% autónomo” na garagem de casa, provavelmente a sua invenção mais importante de sempre. Este “sempre” é curto: Hotz tem apenas 26 anos, mas já é conhecido desde os 17 como o primeiro hacker a entrar nos sistemas operativos do iPhone e da Playstation. E o que é um carro 99% autónomo?

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso)