Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Braço de ferro entre Parlamento e Banco de Portugal

  • 333

CARLOS COSTA. O que é que o BES tem a ver com o BANIF?

LUÍS BARRA

Carlos Costa recusa enviar à comissão de inquérito ao Banif o relatório sobre as falhas do banco central no caso do BES. Próximo passo pode ser queixa dos deputados à Procuradoria-Geral da República

Filipe Santos Costa

Filipe Santos Costa

Jornalista da secção Política

É um braço de ferro que promete animar os trabalhos da comissão parlamentar de inquérito (CPI) ao caso Banif. O Banco de Portugal recusou-se a enviar aos deputados uma grande quantidade de documentos que haviam sido solicitados no âmbito do inquérito parlamentar - e entre essa documentação recusada conta-se um relatório a que os deputados tentam ter acesso há cerca de um ano: um relatório elaborado pelo Boston Consulting Group (BCG), a pedido do Banco de Portugal, sobre as falhas do próprio BdP no desmoronamento do BES e dos grupo Espírito Santo.

O relatório do BCG, elaborado em 2015, está envolto em enorme mistério, e nos bastidores tem sido referido como um documento "arrasador" sobre as falhas da supervisão no caso BES. Já no ano passado os deputados do PS tinham requerido esse documento ao BdP, mas o banco central recusou facultá-lo, invocando que é um documento sigiloso. Agora, volta a invocar sigilo, apesar do requerimento ter sido feito por vários grupos parlamentares, e no âmbito de uma CPI, que tem poderes semelhantes a um tribunal.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI