Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Quem são os 5 jiadistas com ligações a Portugal na lista do Daesh

  • 333

LISTAS. Os portugueses Nero Saraiva e Sandro Monteiro são dois dos combatentes que preencheram os formulários de entrada na organização terrorista. Só o primeiro ainda está vivo

Três combatentes dos ficheiros secretos do Estado Islâmico têm sangue português. Outros dois são estrangeiros que passaram pelo nosso país antes de se alistarem na organização terrorista

Hugo Franco

Hugo Franco

Jornalista

Sandro Monteiro e Nero Saraiva são dois dos jiadistas portugueses que surgem nas listas do Estado Islâmico (Daesh), o que vem confirmar oficialmente a presença destes combatentes nas fileiras da organização terrorista.
Foi o site sírio Zaman Alwassl que disponibilizou ao Expresso em primeira mão as fichas pessoais de alguns destes terroristas, todas escritas em árabe. Estes serão os mesmos ficheiros que a cadeia de televisão Sky News diz ter em seu poder desde a semana passada e que também estarão na posse das autoridades portuguesas.

Alem dos ficheiros de Sandro e de Nero há ainda mais três casos relacionados com Portugal. O terceiro homem com sangue luso é Ismael Omar Mostefai, o lusodescendente de 29 anos que matou 90 pessoas no atentado ao Bataclan em Paris e que, em seguida, se matou. Este nome foi avançado no sábado pelo site da BBC.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI