Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Portugal teve 19 Presidentes, 9 viveram em Belém e 5 pagaram renda

  • 333

FOTO PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Os cinco Presidentes da I República que moraram no Palácio de Belém pagaram renda. A Ditadura Militar acabou com as rendas e, no Estado Novo, Craveiro Lopes quis esta casa para morar. Na Democracia, Spínola, Costa Gomes e Eanes instalaram-se com as respetivas famílias no Palácio, por motivos de segurança

Desde que Manuel de Arriaga foi eleito Presidente em 1911 que o Palácio de Belém funciona como local de trabalho do Chefe de Estado. Mas, ao contrário do que teria acontecido nos últimos dez anos, se Aníbal Cavaco Silva lá tivesse querido viver, Arriaga pagava uma renda mensal igual ao subsídio que recebia um deputado, quando ali se instalou com a família.

A mudança do primeiro PR eleito para Belém não foi imediata; Arriaga foi eleito em agosto de 1911 e, inicialmente, o Congresso começou por se recusar a ceder um dos antigos palácios reais para residência do Chefe de Estado. Perante isto, o faialense Manuel de Arriaga pagou do seu bolso o aluguer de um palacete no Chiado, o Palácio da Horta Seca onde hoje funciona o ministério da Indústria.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI