Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Cavaco e Costa juntos pela última vez

  • 333

MAR. O desígnio nacional do Presidente Cavaco Silva vai ser concretizado pelo Primeiro-ministro António Costa

mARCOS BORGA

O Presidente da República presidiu a um Conselho de Ministros extraordinário sobre o mar, um tema particularmente caro a Cavaco Silva. O presente de despedida foi uma simbólica caravela em filigrana

Luísa Meireles

Luísa Meireles

Texto

Redatora Principal

Foi uma dos últimos atos públicos do Presidente da República e, seguramente, o último com este Governo. Mas o Conselho de Ministros sobre o tema do mar que hoje se realizou em São Julião da Barra foi de certeza extraordinário a vários títulos.

Foi-o desde logo por definição, porque era temático e por ter o Presidente da República a presidir, num ato não inédito mas absolutamente raro. E, claro, por ter permitido que António Costa e Cavaco Silva passeassem juntos (para a foto?) no pátio da fortaleza, com o mar ao fundo, num dia de Sol radioso. Sem machados de guerra.

É preciso recuar aos anos oitenta e noventa para encontrar precedentes. Do próprio Cavaco Silva, em primeiro lugar, que em 1986 convidou o então Presidente Ramalho Eanes para um almoço de trabalho com os ministros do seu Governo, após uma reunião do Conselho e, depois, de António Guterres, que convidou mesmo Mário Soares para presidir a uma reunião do CM, pouco antes deste abandonar a presidência, em janeiro de 1996.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI