Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Brokered convention, a única hipótese de impedir um Trump presidente?

  • 333

reuters

Vitória do incendiário magnata nos caucuses do Nevada na madrugada (hora portuguesa) desta quarta-feira reforça o desejo de muitos, dentro e fora do partido republicano, de que o raro fenómeno da política norte-americana aconteça em julho

Com a estrondosa vitória de Donald Trump esta terça-feira no Nevada, a terceira consecutiva do pré-candidato republicano entre as quatro votações estatais que já tiveram lugar, a teoria de uma convenção nacional republicana sem um vencedor declarado à partida perdeu força.

Mas continua a ser essa a aposta — mais que isso, o desejo — de muitos, dentro e fora do Partido Republicano, para evitar que Trump venha a disputar a presidência dos EUA nas eleições de 8 de novembro.

A “baleia branca” da política norte-americana, tão rara quanto improvável, tem dominado as análises das primárias e caucuses republicanos perante a preocupação generalizada de que Trump consiga angariar o maior número de delegados eleitorais para a Convenção Nacional Republicana, que este ano acontece entre 18 e 21 de julho em Cleveland, no Ohio. É nesse encontro nacional que, em anos de presidenciais norte-americanas, é anunciado o candidato de cada partido que irá disputar a Casa Branca nas eleições gerais.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI

  • Delírio em Las Vegas. Donald Trump vence primárias do Nevada

    Pré-candidato às presidenciais soma e segue nas primárias do Partido Republicano. Depois de ganhar no New Hampshire e na Carolina do Sul, a vitória estrondosa obtida esta terça-feira mostra que o multimilionário tem capacidades de mobilizar largas faixas da população no intrincado sistema de caucus