Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

TAP: Neeleman diz que dinheiro chega até quarta-feira

  • 333

QUEM MANDA? O “trio da TAP”: Humberto Pedrosa, Fernando Pinto e David Neeleman

TIAGO PETINGA/LUSA

Acionista privado da TAP desvaloriza parecer da ANAC, o regulador da aviação, que colocou a empresa em gestão corrente e mantém a intenção de avançar com um empréstimo obrigacionista esta semana, “entre esta segunda quarta-feira”. “A empresa precisa de dinheiro”

David Neeleman, que integra o consórcio Atlantic Gateway (com o empresário português Humberto Pedrosa), não deixou claro se a decisão da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) - de colocar a TAP em gestão corrente - é impeditiva do empréstimo obrigacionista de 120 milhões de euros que estava previsto avançar agora. “O empréstimo chega amanhã, a empresa precisa de dinheiro”, disse num encontro com jornalistas em Nova Iorque, reiterando que o prejuízo da TAP no ano passado foi “o maior dos últimos 15 anos”. Ao Expresso, o empresário adiantou que o dinheiro deverá entrar entre “hoje e quarta-feira”, no imediato, portanto.

Assim, ainda esta semana, os acionistas privados pretendem entrar com 90 milhões de euros de um empréstimo de 120 milhões. Só após o acordo final estar fechado com o Estado é que os restantes 30 milhões de euros serão, ou não, assumidos pelo Estado. Conforme o Expresso noticiou, esta é uma das cláusulas inscritas no memorando de entendimento assinado entre as partes. Ao Expresso, Neeleman adianta que o fecho do acordo com o Estado - que fará com que este fique com 50% do capital e os privados com 45% - deverá acontecer nos próximos 30 a 60 dias.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI