Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Depois do primeiro negro, o primeiro judeu? (Ou a primeira mulher?)

  • 333

reuters

Depois do primeiro negro, o primeiro judeu? (Ou a primeira mulher?) Qualquer que seja o resultado das primárias democratas nos EUA, vai fazer-se História este ano

Luís M. Faria

Jornalista

A campanha presidencial norte-americana prossegue o seu extenso caminho. Daqui a uma semana têm lugar as primárias democratas no estado da Carolina do Sul (as republicanas são amanhã, com Trump claramente favorito). Se as sondagens se confirmarem, Hillary Clinton será a vencedora. Num estado tão conservador como esse, e onde a ex-secretária de Estado tem sobre o senador Bernie Sanders uma vantagem de 3 para 1 entre o eleitorado negro, que lá é decisivo, ninguém ficará surpreendido. Mas pode acontecer que Sanders, mesmo não ganhando, consiga um resultado suficientemente bom para voltar a abalar o favoritismo da sua rival.

Já o fez ao vencer as primárias em New Hampshire com uma enorme vantagem, e poderá voltar a fazê-lo amanhã no Nevada, onde os delegados eleitorais são escolhidos por um método diferente: um ‘caucus’, ou reunião de militantes, que não é uma simples eleição aberta.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI