Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Brexit: cimeira decisiva

  • 333

CIMEIRA. Jean Claude-Juncker recebe David Cameron

reuters

Todos querem que o Reino Unido fique na União Europeia. Mas poucas horas antes do início da Cimeira, muitas questões continuam em aberto. O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, volta hoje a falar com o primeiro-ministro britânico, David Cameron

Ao fantasma do Grexit (saída da Grécia da União Europeia) sucede-se a ameaça do Brexit (saída do Reino Unido). Mas, ao contrário da Grécia, que não queria sair da zona euro, o Reino Unido vê a saída da União Europeia como hipótese caso não sejam atendidas as exigências de reformas.

As últimas semanas têm sido de negociações intensas, que ainda continuam. Desde o início que os pedidos do Reino Unido pisam linhas vermelhas, como a liberdade de circulação e a igualdade de direitos entre cidadãos europeus.

Numa versão preliminar das conclusões da Cimeira, a que o Expresso teve acesso, lê-se que “o conjunto de propostas (apresentadas em resposta ao Reino Unido) são totalmente compatíveis com os Tratados”. Os países da União prometem não ceder nos “princípios e valores fundamentais” mas estão dispostos a propor alternativas que permitam ao primeiro-ministro britânico regressar a casa com algumas vitórias.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI