Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Obama próximo juiz do Supremo Tribunal? Yes, he can

  • 333

ADVERSÁRIOS Scalia (à esquerda) votou quase sempre contra as opções de Obama. Poderá este suceder àquele? É pouco provável, mas legalmente possível

SAUL LOEB/GETTY IMAGES

Não é provável mas também não seria inédito Obama nomear-se para suceder ao falecido Antonin Scalia. Seja quem for o escolhido, os ânimos estão acesos e há muito em causa

Embora ainda não se tenha realizado o funeral do juiz Antonin Scalia, que morreu no sábado, os Estados Unidos assistem já a uma batalha política para nomear o seu substituto no Supremo Tribunal. Barack Obama anunciou que irá tratar do assunto depois da atual pausa na atividade do Senado (a quem cabe a aprovação do nome indicado pelo Presidente), que dura até 22 de fevereiro.

Apesar de haver eleições presidenciais a 8 de novembro, o atual chefe de Estado está na plenitude de funções e o próximo só será empossado a 20 de janeiro de 2017, pelo que Obama não abdica da escolha. Legalmente podia tê-la feito durante a pausa, esquivando-se à votação pelo Senado, mas isso seria visto como jogo baixo.

Já o Partido Republicano defende que a escolha deverá caber ao próximo Presidente e promete bloquear qualquer escolha até então. O senador Ted Cruz, um dos mais fortes candidatos à nomeação republicana (além de Donald Trump).

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI