Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Assange vai sair amanhã da embaixada do Equador?

REFUGIADO. Julian Assange na varanda da embaixada do Equador em Londres, em agosto de 2012, pouco tempo depois de aí se ter refugiado

oLIVIA HARRIS/REUTERS

O australiano que o Reino Unido quer extraditar para a Suécia garante que, se uma queixa que apresentou a um órgão da ONU tiver resposta negativa, se entrega às autoridades britânicas. Consta que a resposta será positiva

Luís M. Faria

Jornalista

Julian Assange poderá sair amanhã da embaixada do Equador em Londres, onde se encontra refugiado há três anos e meio. Segundo a BBC, a queixa que apresentou num organismo de direitos humanos ligado à ONU teve resultado positivo.

O anúncio oficial só será feito amanhã, mas Assange já declarou esperar que o Reino Unido lhe devolva o passaporte e o deixe em liberdade caso a decisão lhe seja favorável. Se for desfavorável, ele diz que se entregará às autoridades britânicas.

Fundador da Wikileaks, Assange encontra-se há três anos e meio na embaixada do Equador. Foi para lá quando o Supremo Tribunal britânico negou provimento ao seu recurso contra a ordem de extradição para a Suécia.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI