Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

“Tenho medo do que possa acontecer-nos”, diz ao Expresso o imã da mesquita mais antiga do país

  • 333

PRIMEIRO ROUND. Ted Cruz agradecendo aos seus partidários depois da vitória no Iowa

JIM LOP SCALZO/EPA

O triunfo do republicano Ted Cruz lançou receios junto da população muçulmana dos EUA, enquanto o primeiro lugar arrancado a ferros por Hillary Clinton na disputa democrata deixa antever mais um longo duelo, tal como em 2008. A próxima prova é já dentro de uma semana, no New Hampshire

A corrida à Casa Branca começou ontem no Iowa e a vitória, do lado republicano, de Ted Cruz - o candidato que promete, se for eleito, bloquear durante três anos a entrada de muçulmanos oriundos de países do Médio Oriente onde exista atividade terrorista - deixou a comunidade muçulmana norte-americana em pânico.

Em entrevista ao Expresso, Tawa Tahil, o imã da Mesquita Mãe, a mais antiga dos Estados Unidos, construída em 1934 e situada, precisamente, naquele estado do interior, afirmou: “Temo um regresso ao passado, com a separação entre americanos de primeira e de segunda. Lembram-se do que sucedeu aos japoneses na segunda Guerra e aos negros durante séculos de racismo institucionalizado? Tenho medo do que possa acontecer-nos”.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI