Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

“Guarda no bolso uma bofetada para o teu filho. Uma só”

  • 333

PEDAGOGO. O espanhol Javier Urra tem uma vida dedicada aos jovens problemáticos em conflito com os pais

josé carlos carvalho

Javier Urra, pedagogo e psicólogo que cuida de crianças problemáticas, escreveu um novo livro. Em Portugal, falou-nos do trabalho que desenvolve em Madrid com jovens em conflito com os pais. “O Pequeno Ditador Cresceu” é a obra que atualiza o 'bestseller' ”O Pequeno Ditador” (de 2007), que vai na 17ª edição

Katya Delimbeuf

Katya Delimbeuf

Texto

Jornalista

José Carlos Carvalho

José Carlos Carvalho

Fotos

Fotojornalista

Nenhum pai quer admitir que o filho lhe bate. Ou que o humilha e violenta psicologicamente. Por isso, o silêncio e a vergonha impedem de saber quais os números exatos que atingem a sociedade atual e minam a relação pais/filhos de forma intensa. Javier Urra está habituado a receber os casos de “fim de linha”, aqueles que chegam ao centro que dirige, a 70 km de Madrid, onde os pais os deixam durante um ano, depois de esgotadas todas as possibilidades.

No programa “Recurra Ginso”, em 75% dos casos, é possível resgatar adolescentes que estão na fronteira entre os abusos verbais e os físicos. Esta é a última ocupação do pedagogo, de 58 anos, que foi o primeiro provedor de menores em Espanha e o primeiro presidente da Rede Europeia de Provedores de Menores. E é por aqui que começamos.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI