Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Portugal pode perder último rating que não é ‘lixo’

  • 333

Agência canadiana DBRS, a única das quatro relevantes para o Banco Central Europeu que não colocou Portugal no nível de lixo, admite rever a classificação da dívida portuguesa. Ao Expresso, a analista principal para Portugal diz que vai depender do Orçamento do Estado e do esclarecimento das dúvidas levantadas pelo esboço

A DBRS, a única agência de rating que mantém uma avaliação mínima de investimento para a dívida pública portuguesa, admite que o Orçamento do Estado para 2016 pode ter implicações na notação dada a Portugal, o que poderá, em face das dúvidas geradas pelo esboço orçamental, vir a colocar a dívida nacional também em ‘lixo’.

A DBRS é a única das quatro agências de referência para as operações do Banco Central Europeu que não tem Portugal abaixo de investment grade (grau de investimento). Uma descida poderá colocar Portugal fora do programa de compra de dívida e limitar o acesso dos bancos nacionais à liquidez do BCE que implica a entrega de títulos como garantia (colateral).

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI