Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Quem tramou a devolução da sobretaxa de IRS?

  • 333

tiago miranda

Os dados da execução orçamental de dezembro, ontem divulgados, confirmam o que já se sabia: não há cobrança de IRS e IVA suficiente para devolver a sobretaxa. O Expresso Diário armou-se em CSI e foi tentar descobrir os culpados

Já não é surpresa para ninguém que a sobretaxa de IRS retida na fonte em 2015 não vai ser devolvida. A cobrança conjunta de IRS e IVA ficou abaixo da meta orçamental e não dá qualquer margem para o crédito fiscal que foi uma bandeira do anterior governo. Pelo menos desde outubro que já se tinha percebido que o máximo que os contribuintes podiam aspirar a receber era zero. A grande questão é saber o que aconteceu e quem são os ‘culpados’.

O ministério das Finanças de Maria Luís Albuquerque e, em particular, o seu secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, chegaram a ser acusados de manipulação dos números com fins eleitorais. O Expresso Diário decidiu transformar-se numa espécie de investigador criminal, ao estilo das séries CSI, para tentar descobrir quem tramou a devolução da sobretaxa.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI