Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Como se diz cultura em basco?

  • 333

CULTURA Donostia será em 2016 capital cultural da Europa

FOTOS D.R.

San Sebastian leva para o País Basco a capital europeia da cultura em 2016 assente na ideia da convivência e com mais de 500 atividades ao longo do ano

Vivem-se momentos de alegria intensa em San Sebastian. Faltam poucos dias para o início de um evento transformado numa grande oportunidade para afirmação da cultura e da língua bascas no contexto do espaço europeu. A partir de janeiro, e em conjunto com a cidade polaca de Wroclaw, aquela cidade será durante um ano capital europeia da cultura com mais de 500 iniciativas pensadas e organizadas em colaboração com agentes culturais e artistas das mais diversas proveniências.
As propostas são diversificadas e obrigam a uma escolha cuidada entre projetos tão distintos como o espetáculo central do programa de abertura, marcado para as 20 horas do dia 23, sobre a ponte Maria Cristina e concebido por Hansel Cereza, antigo diretor artístico da famosa companhia de teatro la Fura dels Baus. Passa ainda por momentos altos como “Tratados de Paz”, em maio, um projeto de alcance internacional composto por um conjunto de exposições, produções artísticas, publicações, seminários e conferências sobre as diferentes formas de representação da paz ao longo da história da arte, da cultura e do direito. Reunirá obras de importantes artistas provenientes do acervo de 21 museus , entre os quais se contam o Louvre, Reyna Sofia, Prado, Museo de Bellas Artes de Bilbao. Serão expostas mais de 300 peças de artistas como Goya, Rubens, Murillo, Picasso, Le Corbusier, Han Haake, Elena Asins ou fotografias de Sophie Ristelhueber, entre muitos outros.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI