Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

5727 dias de liderança. E agora?

  • 333

CHEGADA AO PODER Paulo Portas no congresso de Braga, em 1998, quando chegou à liderança do partido

FOTO SÉRGIO GRANADEIRO

Está a ver o Google? Apareceu em 1998, o mesmo ano em que Paulo Portas chegou a presidente do CDS. Já são quase 16 anos de liderança, com dois anos de intervalo pelo meio. O mundo mudou. Portas anuncia esta segunda-feira se muda ou continua

Filipe Santos Costa

Filipe Santos Costa

Jornalista da secção Política

Em 1998, o mundo era outro. O presidente dos Estados Unidos era investigado e quase crucificado por ter mentido… sobre sexo. Na MTV, surgia uma rapariga vestida de colegial chamada Britney Spears. O mundo descobria o viagra. No maravilhoso mundo novo da internet, nascia uma empresa chamada Google. José Mourinho era adjunto de Louis Van Gaal no Barcelona, numa equipa capitaneada por Pep Guardiola, onde jogava Luís Figo. Cristiano Ronaldo, com 13 anos, cumpria a sua primeira época na formação do Sporting. No cinema, o Titanic afundava-se embalado pela voz de Celine Dion.

Foi um daqueles anos de euforia em que parecia que Portugal podia tudo. Foi o ano da Expo 98, que renovou a zona oriental de Lisboa e encheu o ego patriótico. Foi o ano da inauguração da ponte Vasco da Gama, prodígio das obras públicas e da feijoada mundial, com mais de 14 mil comensais numa megamesa instalada no tabuleiro da ponte (ainda é um record do Guiness). Foi o ano do primeiro Nobel da Literatura para a língua portuguesa, com o nome de Saramago. Foi o último ano em que o crescimento do PIB se aproximou dos 5% (em rigor: 4,79% de crescimento real), quando o governo media o otimismo do país em reservas de hotéis no Algarve e número de frigoríficos vendidos. Tudo pago em escudos. O primeiro-ministro era António Guterres, o líder do PSD e da oposição era Marcelo Rebelo de Sousa. Desde março, teve a companhia - e a concorrência - de um novo líder partidário à sua direita: Paulo Sacadura Cabral Portas.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI