Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Por que razão ninguém chamou médicos para operar no São José?

  • 333

SÃO JOSÉ. Os turnos de fim de semana deverão estar a funcionar em pleno já a partir de janeiro

PAULO VAZ HENRIQUES

Enfermeiros de São José foram os primeiros a recusar estar de prevenção aos sábados e domingos devido aos cortes de 50%, “arrastando” o resto da equipa de neurocirurgia vascular. Por isso, o Hospital acabou por não chamar ninguém quando David Duarte deu entrada com um aneurisma numa sexta-feira, tendo depois morrido por ser fim de semana e não haver quem o pudesse salvar

Vera Lúcia Arreigoso

Vera Lúcia Arreigoso

com Lusa

Jornalista

A morte de David Duarte, 29 anos, no Hospital de São José, em Lisboa, na madrugada de domingo para segunda-feira, dia 14, por falta de equipa de neurocirurgia vascular para o operar durante o fim de semana, devido à rutura de um aneurisma, continua a gerar um coro de críticas e trocas de acusações.

Os enfermeiros atiram a culpa à anterior equipa do Ministério da Saúde, liderado por Paulo Macedo, garantindo ter apresentado uma solução ao ex-ministro para resolver a falta de especialistas em neurocirurgia vascular ao fim de semana na Grande Lisboa, problema que se arrasta desde 2014. Mas, segundo o presidente do Sindicato dos Enfermeiros, José Carlos Martins, a tutela não deu “seguimento ao caso”.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI