Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

São José com neurocirurgia vascular aos fins de semana a partir de janeiro

  • 333

Paulo Vaz Henriques

Hospital e tutela chegaram a acordo para reforçar o pagamento à equipa cirúrgica de prevenção. Morte de jovem por ausência de médicos acelerou a negociação que estava em curso. Namorada da vítima enviou ao Expresso um testemunho onde conta tudo o que aconteceu

A morte de David Duarte, 29 anos, no Hospital de São José, em Lisboa, na madrugada de 13 para 14 de dezembro (de domingo para segunda), por falta de médicos na escala de fim de semana capazes de intervir em casos de rutura de aneurisma (provocando uma hemorragia cerebral), “acelerou” o desfecho de uma negociação que se arrastava. Fonte do hospital revelou ao Expresso que já foi possível chegar a acordo com a tutela para aumentar o valor pago aos especialistas pelo trabalho extraordinário aos sábados e domingos.

“Em janeiro, talvez já venhamos a ter equipa. Vão pagar mais, praticamente repondo a situação que existia antes dos cortes de 50% nas horas fora do horário normal”, contou a mesma fonte. A redução imposta pelo anterior Governo ditou a “suspensão da prevenção aos fins de semana da neurocirurgia vascular desde abril de 2014”, confirmou a administração do Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC), onde o São José está integrado.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI