Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

“Nenhum vício é bom, a não ser o do amor”

  • 333

SIMPLICIDADE. Alberto Mujica, um homem simples que foi presidente do Uruguai e hoje vive numa pequena quinta, numa casa modesta com telhado de zinco

MATILDE CAMPODONICO/4SEE

Quando o velho guerrilheiro chegou a Presidente do Uruguai, abdicou dos luxos da residência oficial e continuou a viver na sua simples casa com teto de zinco. Liberalizou a marijuana e legalizou o aborto e o casamento homossexual. Transformou-se num herói moderno da América Latina. Uma conversa exclusiva na despedida do Presidente mais popular do mundo (entrevista publicada originalmente na Revista E de 7 de março de 2015)

MÁRCIO RESENDE, CORRESPONDENTE EM BUENOS AIRES (texto) MATILDE CAMPODONICO/4SEE (fotos)

José Alberto Mujica Cordano, "Pepe" Mujica para os seus compatriotas, renunciou à residência presidencial e vive na sua modesta chácara a 15 quilómetros do centro de Montevideu. A casa é mínima: 45 simples metros quadrados sob teto de zinco. Mas a dimensão do seu refúgio na vida contrasta com a imensa projeção internacional deste antigo guerrilheiro cuja simplicidade, filosofia e iniciativas liberais colocaram este pequeno país de 3,3 milhões de habitantes em destaque no cenário mundial. Ganhou o epíteto de Presidente mais honesto da América Latina, senão do mundo.

Chega-se à chácara da zona de Rincón del Cerro por uma pequena estrada de terra. Não há formalidades, nem mesmo no esquema de segurança, que se resume a um agente sem uniforme, que sai da sua guarita para cumprimentar o visitante. A casa é cercada por enormes terrenos de cultivo. Mas aqui dentro está um dos seres humanos mais admirados do mundo, transformado em lenda pela sua história, pela sua franqueza e maneira de governar. Mujica vive com a? mulher, a senadora Lucía Topolansky, também ex-guerrilheira e presa pela ditadura militar durante 13 anos. Não têm filhos, apenas a famosa cadela Manuela que passeia por ali com uma pata dianteira amputada.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI