Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Personalidade do ano: uns amam-na, outros ainda a detestam

  • 333

Angela Merkel soma e segue na imprensa norte-americana. Depois da “Forbes”, é a vez de a “Time” eleger a chanceler alemã como a figura internacional do ano. É a primeira figura europeia a ser eleita nos últimos dez anos - e a primeira mulher desde 1986

“Angela Merkel: líder de todo um continente.” É desta forma que a revista norte-americana “Time” fundamenta a escolha da chanceler alemã para personalidade do ano 2015. Merkel esteve presente e ajudou a ultrapassar os desafios que se colocaram à Europa nos últimos anos. Desde a crise da dívida grega às vagas de migrantes, passando pelo terrorismo ou pela guerra da Ucrânia.

“Numa época onde uma grande parte do mundo se embrenha mais uma vez num debate entre segurança e liberdade, a chanceler pediu um enorme esforço ao povo alemão e ao resto do mundo. Para ser acolhedor. Para não ter medo”, sustenta a redação da revista norte-americana.

Se há mais de dez anos que a revista não escolhia uma personalidade do ano de origem europeia (em 2005 a revista elegeu “Os bons samaritanos” o irlandês Bono e Bill e Melinda Gates) Angela Merkel é a primeira mulher a ser eleita desde 1986.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI