Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

O vencedor foi o debate

  • 333

TODOS JUNTOS OU NEM POR ISSO. Albert Rivera (Cidadãos), Pedro Sanchez (PSOE) e Pablo Iglesias (Podemos) antes do debate nas instalações do “El País”

JUANJO MARTIN/EPA

Uma experiência inédita de debate político com três candidatos à presidência do Governo foi difundida através da página de Internet do diário “El País”. Só faltou o chefe do partido atualmente no poder, Mariano Rajoy

Angel Luis de la Calle

Angel Luis de la Calle

Correspondente em Madrid

Os organizadores consideram que a experiência foi um rotundo êxito. Pela primeira vez em Espanha, candidatos à presidência do Governo nas eleições gerais que se realizam no próximo dia 20 de dezembro aceitaram participar num debate aberto, sem condições prévias. Falou-se sobre as suas intenções programáticas, sobre os problemas mais urgentes do país e sobre o futuro das suas respetivas formações políticas.

O debate teve várias novidades: a mais relevante foi a utilização exclusiva da Internet para difundir a iniciativa. A página de Internet do diário “El País”, organizador do ato, foi o veículo para transmitir o encontro político, no qual participaram Pedro Sánchez (43 anos), do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE); Albert Rivera (36 anos), dos Cidadãos (C’s); e Pablo Iglesias (37 anos), do Podemos (P’s). O debate alcançou a categoria de trending topic nas redes sociais, onde gerou mais de 300 mil mensagens, sobretudo no Twitter.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI