Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Direita: moção de rejeição ou não, eis a questão

  • 333

luís barra

Passos já falou com Portas mas só fecham a decisão esta terça-feira. Na direção do PSD ainda há dúvidas, mas prevalece o apoio a uma moção de rejeição do Governo de Costa

Pedro Passos Coelho reúne-se esta terça-feira de manhã com a Comissão Permanente do PSD e só depois disso se saberá se a direita avança ou não com uma moção de rejeição do programa de Governo do PS. Paulo Portas tem luz verde da direção do CDS para tratar do assunto, já falou com Passos e é favorável à rejeição, mas aguarda que os sociais-democratas decidam.

Os dois líderes aproximam posições, mas entre os dirigentes da ex-maioria o assunto não é inteiramente consensual. Há quem considere quase obrigatório apresentarem uma moção de rejeição ao Executivo de António Costa pelo simples facto de o terem classificado de “politicamente ilegítimo”. Mas também há quem ache um erro estar a oferecer de bandeja à esquerda mais uma oportunidade de provar estar unida no apoio ao novo Governo. Quinze dias depois de terem apeado o PSD e o CDS do poder, socialistas, comunistas e bloquistas voltariam a legitimar pelo voto a sua alternativa, desta vez ao chumbarem uma moção de rejeição do novo Executivo.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI