Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Elisa Ferreira: Governo só com o PS “dá mais garantias a Bruxelas”

  • 333

PREFERÊNCIAS. A eurodeputada assume que se BE e PCP não estivessem no Governo seria “solução mais sólida para o exterior”

EGÍDIO SANTOSA

Muito atenta às negociações em Portugal, a eurodeputada do PS diz que “preferia que BE e PCP não estivessem no Governo”. Elisa Ferreira considera que essa era uma solução “mais sólida para o exterior”. Isto num dia em que Carlos César avisou PCP e BE que, sem acordo fechado (e ainda não está fechado), não há moção de rejeição

Bernardo Ferrão

Bernardo Ferrão

Subdiretor da SIC

Cristina Figueiredo

Cristina Figueiredo

Jornalista da secção Política

António Costa não lhe pede conselhos, mas o líder do PS e Elisa Ferreira “têm trocado muitas impressões” sobre o que se está a passar por cá. Conhecem-se há muitos anos, estiveram juntos no primeiro governo de Guterres e mais tarde no Parlamento Europeu. E é essa experiência em Bruxelas que permite à eurodeputada afirmar que os poderes europeus aceitariam melhor um governo com o PS sozinho – “era preferível que o programa fosse do PS e interpretado por gente do PS” – e com apoio parlamentar da esquerda.

“É mais sólido para o exterior”. E dá um exemplo: “não abdicando o PC, e está no seu direito, de uma das suas bandeiras, a saída do euro, seria mais límpido que não estivessem no governo onde teriam de executar exatamente o contrário. É mais transparente”.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI