Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

OMS declara salsichas e enchidos tão cancerígenos como o tabaco

  • 333

DIETA. Consumo diário de salsichas ou enchidos aumenta o risco de cancro, conclui a Organização Mundial da Saúde

MáRIO JOãO

A Organização Mundial da Saúde prepara-se para incluir salsichas, presunto, chouriço ou bacon na lista de substâncias que provocam cancro, mas o risco já estava identificado e declarado pelo Fundo Internacional para a Investigação Mundial do Cancro desde 2007

Incluir diariamente no prato carne vermelha processada — como salsichas, chouriço, presunto ou bacon — é tão perigoso para a saúde como fumar. Por outras palavras, é igualmente cancerígeno. A conclusão consta de um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) conhecido esta segunda-feira e será agora transformada em alerta global. Surge oito anos depois do Fundo Internacional para a Investigação Mundial do Cancro (WCRFI) ter identificado o mesmo perigo.

As pesquisas feitas pelos investigadores da OMS, através da Agência Internacional de Investigação do Cancro (IARC), demonstraram provas suficientes para incluir a carne vermelha processada entre as mais de 100 substâncias indutoras de neoplasias. No grupo, estão o álcool, a poluição causada pelos gases dos motores a gasóleo, a exposição ao sol ou a equipamentos de raio-X em quantidades elevadas, por exemplo. No caso da carne o perigo está no consumo expressivo e diário.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI