Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Coligação de esquerdas ou governo minoritário do PS?

  • 333

ARRANJOS. PS negoceia com PCP e BE

José caria e alberto frias

Como será um futuro governo das esquerdas: minoritário do PS ou uma coligação a três, eventualmente a dois? As opiniões dividem-se, incluindo na direção do PS

Luísa Meireles

Luísa Meireles

Redatora Principal

PS, Bloco de Esquerda e PCP ainda não entraram na fase das negociações em que terão de decidir como será um futuro governo das esquerdas: se um governo minoritário do PS com acordo de incidência parlamentar dos outros dois partidos, ou uma coligação a três (ou a dois). Há opiniões para as três hipóteses e, ao que apurou o Expresso junto dos três partidos, não se pode mesmo, nesta altura, excluir nenhuma.

Porquê? Porque simplesmente “a questão ainda não foi oficialmente colocada em cima da mesa” e, por isso, ninguém quer dar palpites e “causar ruído”, segundo disseram quase em uníssono ao Expresso elementos dos três partidos. O tema é suficientemente delicado. Entre aqueles que estão ligados às negociações, nem pensar em falar abertamente. Quanto aos outros, também não. Só mesmo Ana Gomes, eurodeputada do PS, ousou dizer o que pensa. E para ela, aquilo que prefere é simples: “os três partidos no Governo”.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI