Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

XIII Legislatura começa com maioria de esquerda a eleger Ferro

  • 333

HEMICICLO. Deputados ocuparam os seus lugares, muitos deles pela primeira vez

Jose Carlos Carvalho

Os trabalhos da XIII Legislatura iniciaram-se na manhã desta sexta-feira e o primeiro dia do novo hemiciclo já trouxe algumas surpresas. Há quem aproveite o princípio de uma nova vida para ouvir e quem espere ser ouvido. Ferro Rodrigues é agora Presidente da Assembleia da República, no primeiro teste da nova maioria de esquerda

João Miguel Salvador

João Miguel Salvador

Texto

Jornalista

José Carlos Carvalho

José Carlos Carvalho

Foto

Fotojornalista

As divergências entre esquerda e direita continuam a dar que falar. E marcaram boa parte do primeiro dia dos novos trabalhos parlamentares. Mas também houve pequenos sinais e momentos de unidade. Como quando Luís Montenegro, líder parlamentar da bancada laranja, incumbido de coordenar os trabalhos iniciais, surpreendeu todo o hemiciclo durante a manhã. “É com redobrado prazer que convido o deputado socialista Alberto Martins, meu muito estimado amigo” para Presidente interino da Assembleia da República. As palmas sucederam-se, com os aplausos do PS a arrancar com algum atraso. Foi unânime. Só agora começou, mas a nova Legislatura já ofereceu momentos diferentes dos que costumamos ver. Também há caras novas a participar nos trabalhos.

Entre os que já estão habituados a estas lides há quem chegue a São Bento pela primeira vez. O registo dos 230 eleitos, que entre ontem e hoje se deslocaram "para as inscrições", fez do Salão Nobre sala de acolhimento. É aqui que respondem por quem são e de onde vêm, preenchem os formulários e se preparam para a nova (ou repetida) fase da carreira.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI