Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

BCE reavaliará política monetária em dezembro

  • 333

reuters

Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu, referiu em conferência de imprensa esta quinta-feira, em Malta, que a descida da inflação na zona euro exige uma reanálise do quadro de política monetária na reunião de 3 de dezembro. Como era esperado, o BCE decidiu manter taxas de juro em mínimos

O Banco Central Europeu (BCE) não mexeu no quadro de política de “alívio” monetário na reunião de outubro realizada em Malta, mas procederá a uma reanálise na reunião de 3 de dezembro, tendo em conta os dados que entretanto forem surgindo e as novas projeções macroeconómicas que então serão apresentadas pela equipa técnica.

O presidente do banco, Mario Draghi, referiu expressamente essa decisão na conferência de imprensa desta quinta-feira na sequência da reunião do conselho do BCE que decorreu em 21 e 22 de outubro. A necessidade dessa “reanálise” do “alívio” deriva de um atraso na evolução da inflação da zona euro para uma trajetória em direção a um nível abaixo mas próximo de 2% no médio prazo, apesar da procura doméstica na zona euro se revelar "resiliente". Recorde-se que a inflação na zona euro recaiu em terreno negativo em setembro.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI