Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Portugal admite receber mais refugiados

  • 333

ESPERA Portugal está a preparar a chegada dos migrantes, maioritariamente Sírios, que estão agora em centros de acolhimento de França e Itália.

FOTO LUÍS BARRA

Um mês após o anúncio de que Portugal iria receber cerca de 1500 refugiados, o MNE explica como está a correr a preparação do acolhimento, adiantando que o número é “provisório” e “pode sofrer alterações” em função das decisões europeias

A 29 de julho, o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho anunciou que Portugal iria acolher mais de 1400 refugiados, concentrados na Grécia e no Sul de Itália. Passou um mês. Entretanto, a crise migratória agravou-se, encontrou novas fronteiras, chegou a Calais, e à Macedónia, Sérvia, Hungria. Todos os dias o Mediterrâneo traz mais refugiados, todos os dias morrem mais. No mar e nos acessos à Europa. Esta semana 71 num camião na Áustria, 200 num barco na costa da Líbia. Só este ano chegaram à Europa, por mar, 300 mil refugiados e a Europa continua sem avançar com a recolocação. Pelo menos dois mil não chegaram a terra.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI