Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

As Nossas Escolhas

  • 333

Ao sábado pode ler ou reler alguns dos melhores textos que foram sendo publicados ao longo da semana no Expresso Diário.

Para ler a edição de sábado do Expresso Diário, basta ir AQUI. Em baixo, explicamos porque não pode perdê-la

Teve de vir uma mulher americana para finalmente enfrentar homens europeus que, na FIFA, são suspeitos de corrupção? Parece que sim. Mas quem é esta mulher, Loretta Lynch? A Christiana Martins explica: “Filha e neta de pastores batistas, Loretta nasceu nos anos de chumbo da segregação racial.” Quando tomou posse como a primeira mulher negra Procuradora-Geral dos Estados Unidos, afirmou: ““Ninguém é grande de mais para a cadeia.” Nem Joseph Blatter?

O perfil da procuradora que deteve e acusou dirigentes da FIFA de corrupção é um dos temas que escolhemos como um dos destaques da semana que passou no Expresso Diário, e que os leitores de hoje do semanário podem ler, ou reler, usando o código que está na capa da revista E. 

É também dos Estados Unidos que vem a nova conta de Twitter de Barack Obama. O pior são os comentários, explica o Nelson Marques. Houve quem pusesse uma imagem de Obama enforcado e conte que foi visitados pelos serviços secretos… A CIA não brinca em serviço.

Do lado de cá do Atlântico, o jornalista angolano Rafael Marques foi condenado mesmo depois de ter chegado a um acordo com a acusação. Traição, diz ele e parece-nos a nós. “A minha condenação é a vitória dos generais angolanos. Gozem-na”, declara. Mas ele promete não desistir. Assim seja. 

Carlos Costa foi convidado para novo mandato no Banco de Portugal e o João Vieira Pereira explica quais serão os oito trabalhos do governador. Em opinião, Daniel Oliveira escreve sobre o cortes nas pensões, em “Como afugentar pensionistas”. E Henrique Monteiro adapta um título de Eça em “Singularidades de uma ministra loira”.

 “Todos vêm ver a Virgem de El Rocío” é uma reportagem com a fotografia de Nuno Botelho imperdível, na romaria anual numa aldeia andaluza. Mas é com poesia que acabamos. Todas as sextas, “O Poema Ensina a Cair”, pela mão da Raquel Marinho com vídeo da Joana Beleza. Esta é uma das rubricas semanais do Expresso Diário que nunca deve perder. Muito menos hoje: Gastão Cruz, poeta, crítico literário e encenador, defende que a poesia serve para nos reconciliar com o mundo. “Não coincide o tempo com a vida / tão tarde o aprendemos”.

Na segunda estamos de volta para uma nova semana de Expresso Diário. Até lá, tenha um excelente fim de semana e leia AQUI As Nossas Escolhas.