Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

As Nossas Escolhas

Ao sábado pode ler ou reler alguns dos melhores textos que foram sendo publicados ao longo da semana no Expresso Diário.

Martim Silva

Martim Silva

Diretor-Executivo

Para ler a edição de sábado do Expresso Diário, basta ir AQUI. Em baixo, explicamos porque não pode perdê-la

Teve de vir uma mulher americana para finalmente enfrentar homens europeus que, na FIFA, são suspeitos de corrupção? Parece que sim. Mas quem é esta mulher, Loretta Lynch? A Christiana Martins explica: “Filha e neta de pastores batistas, Loretta nasceu nos anos de chumbo da segregação racial.” Quando tomou posse como a primeira mulher negra Procuradora-Geral dos Estados Unidos, afirmou: ““Ninguém é grande de mais para a cadeia.” Nem Joseph Blatter?

O perfil da procuradora que deteve e acusou dirigentes da FIFA de corrupção é um dos temas que escolhemos como um dos destaques da semana que passou no Expresso Diário, e que os leitores de hoje do semanário podem ler, ou reler, usando o código que está na capa da revista E. 

É também dos Estados Unidos que vem a nova conta de Twitter de Barack Obama. O pior são os comentários, explica o Nelson Marques. Houve quem pusesse uma imagem de Obama enforcado e conte que foi visitados pelos serviços secretos… A CIA não brinca em serviço.

Do lado de cá do Atlântico, o jornalista angolano Rafael Marques foi condenado mesmo depois de ter chegado a um acordo com a acusação. Traição, diz ele e parece-nos a nós. “A minha condenação é a vitória dos generais angolanos. Gozem-na”, declara. Mas ele promete não desistir. Assim seja. 

Carlos Costa foi convidado para novo mandato no Banco de Portugal e o João Vieira Pereira explica quais serão os oito trabalhos do governador. Em opinião, Daniel Oliveira escreve sobre o cortes nas pensões, em “Como afugentar pensionistas”. E Henrique Monteiro adapta um título de Eça em “Singularidades de uma ministra loira”.

 “Todos vêm ver a Virgem de El Rocío” é uma reportagem com a fotografia de Nuno Botelho imperdível, na romaria anual numa aldeia andaluza. Mas é com poesia que acabamos. Todas as sextas, “O Poema Ensina a Cair”, pela mão da Raquel Marinho com vídeo da Joana Beleza. Esta é uma das rubricas semanais do Expresso Diário que nunca deve perder. Muito menos hoje: Gastão Cruz, poeta, crítico literário e encenador, defende que a poesia serve para nos reconciliar com o mundo. “Não coincide o tempo com a vida / tão tarde o aprendemos”.

Na segunda estamos de volta para uma nova semana de Expresso Diário. Até lá, tenha um excelente fim de semana e leia AQUI As Nossas Escolhas.