Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Risco de seca em Portugal. Há cinco meses que chove menos que o habitual

  • 333

RESILIÊNCIA. Como choveu acima do habitual no ano hidrológico anterior, o nível de armazenamento de água nas barragens é, por enquanto, considerado normal, apesar dos baixos níveis de precipitação registados nos últimos cinco meses. Ou seja, as albufeiras e sistemas aquíferos têm uma resiliência maior em relação à falta de chuva do que a agricultura de sequeiro, por exemplo

Tiago Miranda

Temperaturas bateram recordes na vaga de calor da semana passada. Previsões para maio não são animadoras e tudo indica que vamos ter um ano de seca.

Virgílio Azevedo

Virgílio Azevedo

Redator Principal

Desde dezembro de 2014 que está a chover menos do que o habitual, revelam os dados dos boletins climatológicos mensais do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Maio ainda não acabou, mas a Previsão Mensal para o Território do Continente feita pelo IPMA para o periodo de 18 de maio a 14 de junho adianta o que se poderá passar: valores da precipitação abaixo do normal em todo o país até 24 de maio, nas regiões norte e centro de 25 a 31 de maio e apenas na região norte na semana de 1 a 7 de junho. 

Para continuar a ler o artigo, clique  AQUI