Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Temos uma novidade para si

  • 333

A partir desta semana, o Expresso Diário sai também aos sábados. É uma edição diferente, que pode ler AQUI, em que seleccionamos as melhores histórias de semana que passou, para que possa ler os artigos que não teve tempo para ler – ou que vai querer reler.

Mais do que as grandes notícias que marcaram a semana, republicamos histórias de longo formato, para que possa ler no fim de semana em complemento com o semanário Expresso, cujos leitores podem assim ler não só as cinco edições do Diário da semana que se segue, mas também as melhores histórias da semana que passou. Basta usar o código que está na capa da revista E.

Uma das histórias desta semana é com Karl Ove Knausgard, o escritor “do momento”, que fez da sua vida matéria literária em “A Minha Luta”. Em “Não, vocês não vão acreditar”, a jornalista Cristina Margato conta como encontrou o escritor em Ystad.

Noutro lado do mundo, numa praia que lhe lembra a costa portuguesa mas sem invernos, vive Joaquim de Almeida. “Acho que me reconhecem mais vezes lá fora do que em Portugal”, diz à jornalista Alexandra Carita, depois de contar quão “imensamente bem” lhe está a correr o ano: acaba de filmar fazendo de boliviano ao lado Sandra Bullock. Outro português lá fora é José Mourinho, que se sagrou campeão de Inglaterra. Mariana Cabral conta-lhe 22 histórias para 22 títulos do Special One, que agora pasma os ingleses com ditados portugueses.

“Querida Ângela, somos um grupo de amigos da região de Lisboa. Vimos uma fotografia tua e soubemos, através de um artigo de jornal, que foste viver para a Síria”. Tudo é inesperado nesta história: um grupo de adolescentes escreveu uma carta à portuguesa que fugiu de casa para se juntar ao Estado Islâmico. Como escrevem os repórteres Raquel Moleiro e Hugo Franco, estes estudantes “tratam Ângela por tu - a geração é a mesma”.

De todas as gerações é Manoel Oliveira. Será? Na semana em que o seu filme póstumo inaugurou no Porto (depois de uma sessão privada em Lisboa…), Valdemar Cruz questiona “a apologia acrítica de um certo Manoel, transformado numa espécie de santo laico”, que de repente se instituiu.  

Últimas escolhas: “a guerra do Vietname em dez pontos”, em que o editor de internacional do Expresso, Rui Cardoso, recorda o conflito que terminou há 40 anos; a reportagem de Christiana Martins no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, com o título “Coma, o direito a não morrer”; e uma excelente entrevista, feita por Henrique Monteiro e João Garcia, a João Almeida, o homem “cem por cento contente com a vida”.  

Agora folheie. E volte na segunda-feira, pelas 18h00, para ler a próxima edição do Expresso Diário. Porque não é preciso esperar pelos diários da manhã seguinte para ler as notícias e a análise do próprio dia.

LEIA AQUI A EDIÇÃO DESTE SÁBADO