Siga-nos

Perfil

Expresso

Dossiês

Dia mais valioso de compras on-line é amanhã na China

Alibaba aproveita Dia dos Solteiros na China para fazer descontos, com vendas a ultrapassar a Black Friday e a Cyber Monday juntas, bem como o Prime Day da Amazon

É o maior dia de compras online do mundo, que no ano passado rendeu 17,8 mil milhões de dólares (15,3 mil milhões), e decorre amanhã no Alibaba, o site chinês de comércio eletrónico. O evento arranca hoje à noite com uma conta-decrescente marcada pelo cantor Pharrell Williams.
A iniciativa ultrapassa as vendas combinada de dois dos maiores eventos comerciais (a Black Friday e a Cyber Monday), bem como o Prime Day da concorrente direta Amazon, que é o evento mais semelhante ao Singles Day da Alibaba, por decorrer também online e durante 24 horas.
O Prime Day acontece anualmente em julho e na edição deste ano, que decorreu dia 11, a Amazon terá vendido entre mil milhões de dólares (860 milhões de euros) e 2, 2 mil milhões de dólares (1,9 mil milhões). A Alibaba, por seu lado, na edição do ano passado do Singles Day vendeu 17,8 mil milhões de dólares, face aos 14,3 mil milhões de dólares vendidos em 2015.
O gigante chinês do comércio eletrónico aproveita o Dia dos Solteiros, efeméride comemorada na China no dia 11 de novembro com vários eventos comerciais e sociais, e que incentiva os solteiros a mimarem-se a si próprios com compras online. O data 11 do 11 foi escolhida por o numero um se assemelhar a uma pessoa sozinha.
Na edição deste ano do Singles Day, a aposta do Alibaba vai para as marcas de vestuário seguidas das de produtos para o lar e calçado. A iniciativa decorre na TMall, plataforma online da Alibaba que replica um centro comercial, e abrange mais de 60 mil marcas globais, num total de 140 mil insígnias. Espera-se que sejam batidos recordes, tendo em conta a variedade de artigos disponíveis (cerca de 15 milhões).
Além de capitalizar a crescente utilização mundial da Internet para fazer compras, a Alibaba ganhou protagonismo na China com a crescente digitalização da população, bem como com a estrutura de retalho físico, que ainda é limitada em algumas zonas fora das grandes cidades.
Por isso, na edição deste ano do Singles Day, a Alibaba inclui cerca de 50 lojas físicas que irão incentivar os seus clientes a visitar e fazer compras no Tmall.