Siga-nos

Perfil

Expresso

Dossiês

Valor da capitalização da CGD ainda não está fechado

  • 333

FOTO NUNO FOX

Já se disse que a capitalização da Caixa poderia chegar aos cinco mil milhões de euros, mas fontes do mercado admitem que poderá ficar-se apenas pela metade, pouco mais de dois mil milhões de euros. António Domingues mantém que só assume a liderança do banco público quando tiver a certeza que a capitalização não é considerada ajuda de Estado. O BCE já deu ‘luz verde’ aos nomes para a administração escolhidos por Domingues

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) está a viver um verão quente. Aguarda o sim de Bruxelas à injeção de dinheiro público e a aprovação final pelo Banco Central Europeu (BCE) da nova administração, que será liderada por António Domingues, ex-vice-presidente do BPI. O processo está embrulhado. Quanto precisa afinal o banco público para a sua capitalização? Que montante irá Bruxelas e a Direção-Geral da Concorrência Europeia (DG Comp) autorizar? Os bancos concorrentes da Caixa estão muito atentos ao dossiê. E o BCP já fez saber na Comissão Europeia que se houver dinheiro do Estado para limpar as contas da CGD quer um tratamento idêntico. A pressão sobre as autoridades é grande.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)