16 de abril de 2014 às 23:53
Página Inicial  ⁄  Economia  ⁄  Dívida/Juros: Angela Merkel convidou José Sócrates para reunião em Berlim

Dívida/Juros: Angela Merkel convidou José Sócrates para reunião em Berlim

Lusa

Lisboa, 25 mar (Lusa) -- O primeiro-ministro José Sócrates irá encontrar-se com Angela Merkel no dia 2 de março, em Berlim, respondendo a um convite da chanceler alemã, disse à Lusa fonte oficial.

Na agenda do encontro estará a preparação das cimeiras europeias do próximo mês -- o Conselho Europeu extraordinário de 11 de março e o Conselho Europeu de 24 e 25 de março -- e a forma como o Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) ou o mecanismo que lhe suceder poderá ser utilizado para ajudar de forma mais efetiva os países em dificuldades com dívidas soberanas, como Portugal.

Entre as atribuições que o Governo português defende para o futuro mecanismo está o aumento da capacidade financeira para os 500 mil milhões de euros, a possibilidade de intervir nos mercados primário e secundário de dívida, ou seja, a compra direta de dívida pública dos Estados quando é emitida e, depois, quando é negociada no mercado. Para além disso, preconiza também empréstimos diretos aos Estados membros.

Comentários 0 Comentar
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub