Anterior
Dilma Rousseff: "Há grande esforço de conciliação na Rio+20"
Seguinte
"Resultados da conferência ficaram abaixo das expectativas da UE"
Página Inicial   >  Dossiês  >  Dossies Atualidade  >  Conferência Rio+20  >   Dilma, a Senhora dos Anéis que poderá salvar o planeta

Conferência Rio+20

Dilma, a Senhora dos Anéis que poderá salvar o planeta

Heroína ou vilã? Um anúncio publicado hoje no "Financial Times", incita a Presidente brasileira, Dilma Rousseff, a ter um papel decisivo no desfecho da cimeira Rio+20. Clique para visitar o dossiê Conferência Rio+20
|
O anúncio hoje publicado no 'Financial Times'
O anúncio hoje publicado no 'Financial Times'

Clique para aceder ao índice do Dossiê Conferência Rio+20
"O poder para salvar o nosso planeta está nas suas mãos... Senhora dos Anéis - que lado irá escolher?". A mensagem surge no anúncio hoje publicado pela ONG Avaaz no "Financial Times", com uma imagem com Dilma Rousseff em primeiro plano, com um anel na palma da mão, e diversos líderes mundiais em fundo.

É uma abordagem criativa, desenvolvida em torno de uma analogia com os cartazes da trilogia "O Senhor dos Anéis", de Peter Jackson, lançada como um repto à Presidente do Brasil, no dia em que termina no Rio de Janeiro a conferência das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável, Rio+20.

"A batalha para salvar o planeta terra começou. É o povo vs. poluidores na Rio+20... Presidente Dilma, o mundo está consigo. Diga aos poluidores - eles não passarão!", refere o texto do anúncio.

Avaaz tem 15 milhões de membros


O fim dos apoios às empresas que produzem combustíveis fósseis é umas das principais reivindicações. A Avaaz pretende entregar também hoje a Dilma Rousseff uma petição assinada por 100 mil pessoas, incitando-a a sair da cimeira como heroína global das questões climáticas.

Criada em 2007, a Avaaz conta atualmente com 15 milhões de membros e tem realizado diversas campanhas, em áreas que vão desde o apoio a lutas pela democracia às questões climáticas. Apresenta-se como uma organização que pretende agregar os cidadãos de todas as nações para combater o hiato existente entre "o mundo que temos e o mundo que a maioria das pessoas por todo o lado quer".


Opinião


Multimédia

Dez verdades assustadoras sobre filmes de terror

Este vídeo é como o monstro de "Frankenstein": ganhou vida graças à colagem de partes de alguns dos filmes mais aterrorizantes de sempre. Com uma ratazana mutante e os organizadores do festival de cinema de terror MotelX pelo meio. O Expresso foi à procura das razões que explicam o fascínio pelo terror, com muito sangue (feito de corante alimentar) à mistura. 

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Portugal foi herdado, comprado ou conquistado?

Era agosto em Lisboa e, às portas de Alcântara, milhares de homens lutavam por dois reis, participando numa batalha decisiva para os espanhóis e ainda hoje maldita. Aconteceu em agosto de 1580. Mais de 400 anos depois, o Expresso deu-lhe vida, fazendo uma reconstituição do confronto através do recorte e animação digital de uma gravura anónima da época.

O Maradona dos bancos centrais

Dizer que Mario Draghi está a ser uma espécie de Maradona dos bancos centrais pode parecer estranho. Mas não é exagerado. Os jornalistas João Silvestre e Jorge Nascimento Rodrigues explicaram porquê num conjunto de artigos publicado no Expresso em Novembro de 2013 e que venceu em junho deste ano o prémio de jornalismo económico do Santander e da Universidade Nova. O trabalho observa ainda o desempenho de Ben Bernanke no combate à crise, revisita a situação em Portugal e arrisca um ranking dos 25 principais governadores de bancos centrais. Republicamos os artigos num formato especial desenvolvido para a web.

Com Deus na alma e o diabo no corpo

Quem os vê de fora pode pensar que estão possuídos. Eles preferem sublinhar o lado espiritual e terapêutico desta dança - chamam-lhe "krump" e nasceu nos bairros pobres dos Estados Unidos. De Los Angeles para Chelas, em Lisboa, já ajudou a tirar jovens do crime. Ligue o som bem alto e entre com o Expresso no bairro. E faça o teste: veja se consegue ficar quieto.

O Cabo da Roca depois da tragédia que matou casal polaco

Os turistas portugueses e estrangeiros que visitam o Cabo da Roca, em Sintra, continuam a desafiar a vida nas falésias, mesmo depois da tragédia que resultou na morte de um casal polaco, cujos filhos menores estavam também no local. Durante a visita do Expresso, um segurança tentou alertar os turistas para o perigo e refere a morte do casal polaco. O apelo não teve grande efeito. Veja as imagens.

Ó Capitão! meu Capitão! ergue-te e ouve os sinos

Ele foi a nossa ama... desajeitada. Ele foi o professor que nos inspirou no liceu. Ele trouxe alegria, mesmo nas alturas mais difíceis. Ele indicou-nos o caminho na faculdade. Ele ensinou-nos a manter a postura, mas também a quebrar preconceitos. Ele ensinou-nos que a vida é para ser aproveitada a cada instante. Ó capitão, meu capitão, crescemos contigo e vamos ter de envelhecer sem ti. 

Crumble. A sobremesa mais fácil do mundo

Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida, especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.


Comentários 18 Comentar
ordenar por:
mais votados
As favelas do Rio,Dilma!
Já era um favor que fazia ao ambiente,acabar com as favelas do Rio.Já que não conseguiu terminar com o mensalão,aquela verba de corrupção para políticos e afins!
Re: As favelas do Rio,Dilma!
Re: As favelas do Rio,Dilma!
Re: As favelas do Rio,Dilma!
Re: As favelas do Rio,Dilma!
Re: As favelas do Rio,Dilma!
Muito suave
Nova morada...
Fartei-me da Censura do google / blogger !

muitosuave.wordpress.com/
Excelente marketing
20 mafiosos reunidos é que vão salvar o planeta?
farsolas!
Salvar o quê?...
Nem eles sabem bem o que estão a discutir... na realidade existem milhares de relatórios e pareceres contraditórios na forma como se deve explorar os recursos e matérias primas do planeta Terra, no entanto a falta de bom senso irá ditar o desfecho, mais um, de uma cimeira pouco ou nada conclusiva no âmbito do tema. Isso interessa ao Brasil para não se "afogar" financeiramente nas próximas décadas...
"...A senhora dos anéis..."
Segundo a Avaaz:

"A presidenta Dilma é a anfitriã do encontro e tem o poder de reabrir a discussão e exigir um cronograma para acabar com esses subsídios poluidores, mas ela está pensando em se esquivar com um texto vago apresentado por uma equipe de burocratas. Nós podemos impedir o Brasil de seguir por este triste caminho.
Dilma tem 2 dias para emergir como uma líder global nas discussões sobre mudanças climáticas..."

O ideal seria esperarmos que a presidente Dilma tivesse coragem para enfrentar a escumalha da humanidade, que, indiferentes às alterações climatéricas, só pensa no lucro.

Não sabemos as pressões a que está sujeita e devem ser muitas, mas a mensagem é bem clara:
"A batalha para salvar o planeta terra começou. É o povo vs. poluidores na Rio+20... Presidente Dilma, o mundo está consigo. Diga aos poluidores - eles não passarão!"...

Parece-me que todos nos deveriamos juntar a esta luta, por aqueles que virão depois de nós.

demagogos
Onde estava esta Senhora que podia ter salvo a Europa? Mas demagogos há muitos este é mais um, que aparece com varinha mágica QUANDO LHE CONVEM, só demagogia.
Tantos politicos em Portugal como na europa sao oportunistas e nao defendem os interesses do povo mas sim os interesses financeiros deles proprios... e nao vejo o povo fazer nada contra estes gajos... por isso fuji, sim fuji para um pais neutro que é a Suiça... quem kisere que venha para ca e percebera o que se passa na europa... se precisam de ajuda para vir para a Suiça visitem este site : woorkle.com (coloque-o nos seus favoritos que é muito util, nunca se sabe)
Re: demagogos
Pieidge
De 3 a 14 de Junho de 1992, também ouve uma conferência no Rio de Janeiro, sobre este tema, conhecida como: Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), ECO-92, Rio-92, Cúpula ou Cimeira da Terra. E muito pouco, de lá até agora mudou.
SOS TERRA- URGENTE UMA NOVA ORDEM MORAL (1)
O actual modelo civilizacional, ainda em acelerada globalização é simplesmente, insustentável. O receio da erosão dos índices de bem estar efectivamente conseguidos, constitui um dos principais obstáculos à definição clara de uma nova ordem moral, no tempo, em que vivemos já o Outono da era do petróleo. Centrada nos princípios da carta dos direitos do homem, esta nova ordem moral terá de impreterivelmente, REDIRECCIONAR O ACTO HUMANO para a os valores que inequivocamente reduzam os efeitos da já catastrófica pegada humana na terra, e efectivem a preservação do Planeta e da sua biodiversidade.
A economia e finança de casino, em que o Ocidente mergulhou e não se coibiu de exportar a partir dos últimos anos do Séc. XX e início do XXI, parece querer desabar, com consequências ainda difíceis de prever!
Esta finança, infectada dos piores males que desde sempre afligiram a humanidade, parece agora agonizante e no seu estertor, ameaça não só destruir os estados sociais do velho mundo, mas também fazer acelerar a pilhagem dos recursos verdes que ainda subsistem na Terra.
Como já alguém disse, “em vez de ter vivermos dos juros da natureza, continuamos a consumir o seu capital” e desde modo caminhamos alegres e confiantes para a derradeira e VERDADEIRA BANCARROTA ! … A bancarrota do planeta! Esta civilização, refém de uma cultura “main stream”, que nos últimos tempos afastou o homem da sua mãe natureza, cultivou valores que, (cont)
SOS TERRA- URGENTE UMA NOVA ORDEM MORAL (2)
Re: SOS TERRA- URGENTE UMA NOVA ORDEM MORAL (2)
Re: SOS TERRA- URGENTE UMA NOVA ORDEM MORAL (2)
ONGs sem credibilidade
Esta ONG que faz anuncio no Financial Times visa a que interesses ???? Por que não pressiona lideres europeus e o Obama a reflorestarem seus paises ???? Será que estão interessados realmente no meio ambiente ????
Comentários 18 Comentar

Últimas


Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub