Anterior
França: aberta votação para 2.ª volta das presidenciais
Seguinte
Novo governo de coligação é cenário mais provável na Grécia
Página Inicial   >  Atualidade / Arquivo   >   Dia da Mãe: ofereça livros eletrónicos e postais digitais grátis

Dia da Mãe: ofereça livros eletrónicos e postais digitais grátis

Não deixe que a crise lhe tire o prazer de oferecer um presente à sua mãe no dia de hoje. Há várias boas opções de livros em formato digital e postais multimédia a custo zero. Conheça algumas.

|
Os postais eletrónicos, ou e-cards, são uma boa opção, personalizável com som, imagem em movimento e texto

Se não sabe ao certo o que poderá ser um presente diferente do dos anos anteriores para a sua mãe, e está em regime de contenção de custos, há muitas formas de aceder a livros electrónicos, vulgarizados pelo nome inglês de e-books.

Onde encontrar livros digitais gratuitos


No site brasileiro e-Livros Grátis   existem centenas de livros de uma grande variedade temática. Auto-ajuda, animais domésticos, culinária, espiritismo, etiqueta, poesia, literatura, filosofia, arte, história, ciências exatas, agricultura e religião são algumas das áreas, pelo que  não será difícil encontrar algum que se adeque às preferências da sua mãe.
Para as amantes da literatura, este site oferece obras de Machado de Assis, Fernando Pessoa, Eça de Queiroz, Paulo Coelho e Vinicius de Moraes.

A maioria dos livros estão em formato PDF e são disponibilizados em arquivos compactados em formato ZIP. Se não está familiarizado com estes formatos, não deixe que a ansiedade técnica se instale, pois há orientações precisas e claras para efectuar o download dos ficheiros, pelo que não necessita de ser um expert em informática para o fazer.

O blogue português  "Ler e-books - a leitura em ecrã "  indica  50 sites portugueses e estrangeiros, nos quais  poderá também descarregar ou visualizar livros gratuitamente. De entre a listagem está a  Biblioteca Digital Camões , do Instituto Camões, onde se encontram livros em pdf e em formatos para dispositivos móveis sobre literatura, história, arte, entre outros.

Na Bibioteca Nacional Digital   encontra livros de domínio público digitalizados pela Biblioteca Nacional de Portugal.

Por último, não é de esquecer o famoso projeto da Google que tem milhares de livros em pdf prontos a serem transferidos: o Google Books.

Questões técnicas


Para a leitura de PDF's necessita apenas do leitor de arquivos Acrobat Reader. O HTML necessita de um navegador de Internet para ser aberto e  o Epub é um formato de arquivo digital padrão específico para os aparelhos e-books.

Como oferecer um documento digital?


Devido à sua fácil portabilidade pode oferecer o/os livros num CD-Rom ou numa pen-drive ou simplesmente enviar por mail, se forem ficheiros não muito grandes. Se a sua mãe, devido à idade, tem alguma dificuldade na leitura há já a possibilidade de os ouvir, através de softwares capazes de os ler, em tempo real.

Livros e leitores digitais


Se tem dinheiro para investir, existem dispositivos eletrónicos específicos para os visualizar: têm formato e tamanho aproximado de um smartphone e custam, por exemplo na loja online PIXmania.com, entre 39 e 329 euros. Os da gama intermédia têm também as funcionalidades de rádio, leitor de música e vídeo.

Naturalmente cómodos e mais próximos dos tradicionais livros não são, no entanto, a única opção para a leitura digital. A realidade é que podemos ter acesso, de forma gratuita, a livros digitais em computadores, tablets e  em alguns telemóveis, o que permite aproveitar qualquer destes paarelho que já tenha, sem ser necessário comprar outro qualquer. 

Postais grátis e personalizáveis


Outra das facilidades que o mundo digital permite é a de de enviar um postal, mais conctretamente um postal electrónico ou e-card.

Em Portugal, o portal Clix (www.clix.pt) tem, há mais de cinco anos, uma grande variedade de postais para todas as ocasiões. Pode atribuir-lhe um título, seleccionar um "selo" virtual, decidir a data em que vai ser entregue (por correio electrónico), escolher uma musica e personalizar a mensagem.

O antigo postal de cartão não tem, obviamente, a maioria destas particularidades - o que torna o e-card uma opção atraente.
Para quem se entusiasmar e tiver paciência para explorar o mundo dos postais digitais gratuitos tem uma lista de cerca de vinte sites, alguns dedicados exclusivamente a este serviço, numa página do portal Sapo (www.sapo.pt).

Se preferir pode sempre enviar o seu postal de um dos dois sites mais conhecidos (e antigos) do mundo no que toca a postais eletrónicos gratuitos: o e-greetings (www.egreetings.com) e o 123greetings (www.123grettings.com).

Inspire-se e tenha um bom dia da mãe real, repleto de opções virtuais.


Opinião


Multimédia

Cheesecake com manjericão e doce de tomate

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.

Este trabalho não foi visado por qualquer comissão de censura

Aquilo que hoje é uma expressão anacrónica estava em relevo na primeira página do "República", a 25 de Abril de 1974: "Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura". Quarenta anos depois da Revolução, veja os jornais, ouça os sons e compreenda como decorreu o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou Sophia. O Expresso falou ainda com cinco gerações de 40 anos e percorreu a "geografia" das Ruas 25 de Abril de todo o país, falando com quem lá mora. Veja a reportagem multimédia.


Comentários 3 Comentar
ordenar por:
mais votados
Livros digitais..........
Eu prefiro um livro de papel. A mim, incomoda-me ler na posição do monitor, com o brilho da tela e não poder sentir o cheirinho e o tocar o papel. Portanto, em questão de conforto, os livros de papel são a minha preferência. E que maravilhoso é olharmos para uma estante cheia de livros, escolhermos um deles e folheá-lo....
Folheá-lo e lê-lo obviamente....................
Jornalismo, informação e cultura: Expresso
Excelente trabalho jornalístico de Manuela Cipriano.

De forma simples e curta deu umas 'dicas' muito interessantes.

O Expresso, por vezes, oferece-nos bons trabalhos.
Comentários 3 Comentar

Últimas

Ver mais

Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub