Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Vela reforça Frente Atlântica

  • 333

Câmaras do Porto, Gaia e Matosinhos oficializaram esta quinta-feira o Campeonato Europeu de Vela 49er 2015, prova que leva ao estuário do Douro, Foz e Leixões 150 velejadores de todo o mundo.

Isabel Paulo

Isabel Paulo

Jornalista

Rui Moreira, Eduardo Vítor Rodrigues e Guilherme Pinto, presidentes das três autarquias da Frente Atlântica, apresentaram na Marina do Douro, em Vila Nova de Gaia, o próximo Europeu da classe 49er, competição de apuramento para as tripulações que vão estar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

A prova organizada pela Academia de Vela BB Douro, com o apoio da Frente Atlântica do Porto, irá decorrer de 4 a 12 de julho, e irá concentrar 150 velejadores dos quatro cantos do mundo, da Austrália aos EUA.

Os velejadores olímpicos Jorge Lima e José Costa, quintos classificados no último Mundial, estiveram presentes esta quinta-feira na cerimónia de oficialização do Europeu de 49er, uma das embarcações mais rápidas da frota olímpica, que em condições extremas de vento pode atingir os 50 quilómetros por hora.

A dupla Jorge Lima e José Costa, passageiros frequentes nas principais provas internacionais da classe, prometeu lutar pelo pódio no Porto e provocar picos de adrenalina no público que assistirá às regatas no estuário do Douro, ao longo da Foz e Matosinhos.

O Europeu de vela será disputado nas categorias de 49er masculino, feminino e Open. Com esta iniciativa conjunta, os líderes da Frente Atlântica querem dar escala a projetos comuns da região.