Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Tudo está bem quando acaba bem. Castigo de Fernando Santos reduzido

  • 333

Fernando Santos pode suspirar de alívio

Getty

Decisão do Tribunal Arbitral do Desporto reduz a suspensão de oito jogos para quatro jogos, dois deles com pena suspensa. Ou seja, o selecionador só vai falhar os jogos com a Sérvia e com a Arménia.

São duas razões para sorrir: Fernando Santos só vai falhar dois dos jogos do apuramento de Portugal para o Europeu, contra a Sérvia (domingo, 19h45, RTP1) e contra a Arménia (13 de junho, 17h, RTP1).

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) informou que reduziu o castigo de oito jogos oficiais imposto pela FIFA para quatro jogos, dois deles com pena suspensa, e diminuiu a multa de 20 mil francos suíços (16 mil euros) para metade.

"O painel confirmou que o sr. Santos teve uma conduta imprópria no jogo, protestando contra o árbitro e duvidando da sua imparcialidade, mas os restantes factos apresentados pela FIFA não foram provados. Por isso, o painel considerou que as sanções originais foram excessivas e decidiu reduzi-las", lê-se no documento do TAS. 

Fernando Santos foi expulso nos oitavos de final do Mundial 2014, frente à Costa Rica, ainda como selecionador da Grécia, e castigado com oito jogos de suspensão e uma multa, por "conduta antidesportiva para com os árbitros".

A seleção portuguesa ocupa atualmente o 2.º lugar do grupo I, com menos um ponto (e menos um jogo) do que a Dinamarca, quando faltam cinco partidas para terminar o apuramento para o Europeu. 

Clique aqui para ler o documento do TAS na íntegra.